Você já ouviu falar de L.E.R.?

Trata-se da Lesão do Esforço Repetitivo, que é ocasionada pela realização de atividade contínua e repetitiva, e além disto, estas atividades, aliadas à postura incorreta, excesso de peso e tracionamentos, aumentam as chances de desenvolver a L.E.R.

O quadro está relacionado com a atividade da pessoa, podendo ser classificada como uma doença ocupacional. As atividades realizadas em computadores, tocar piano, dirigir veículos, linhas de montagem e artesanato, são algumas das mais comuns de ocorrer.

É uma lesão que se instala de forma gradual, normalmente sendo diagnosticada quando já existe um comprometimento funcional da região afetada, sendo mais comuns nas mãos.

A melhor forma de prevenção é adequar o ambiente onde se realiza a tarefa para evitar sobrecarga desnecessária, como por exemplo, ajustar a altura da mesa/cadeira. Igualmente importante é realizar pausas e alongamentos e  ajustar a postura de forma adequada para a execução da atividade.

Além disso, a prática de exercícios físicos auxilia na prevenção ao melhorar o condicionamento físico. Caso esteja sentindo dores persistentes em alguma parte do corpo, sem ter ocorrido algum tipo de acidente.

Não deixe de realizar uma avaliação para verificar a causa!