Por que tenho tanta dor nas costas?

Muitas pessoas sentem dores fortes e incapacitantes nas costas e, muitas vezes, não sabem por que isso acontece.

Para poder te ajudar a descobrir, desenvolvi uma série de matérias sobre o assunto.

O primeiro passo para entender as dores nas costas, é entender um pouco mais sobre como a coluna humana é constituída.

O que é coluna e como ela funciona

A coluna vertebral é um conjunto de ossos sobrepostos e interligados pelos discos interverbrais. Trata-se de uma estrutura firme, porém flexível que é, também, sustentada por ligamentos e músculos. Dentro da coluna, passam os nervos: estruturas responsáveis por levar informações que geram movimentos em braços e pernas e também conduz informações de sensibilidade (tato, dor, temperatura) dessa região até o cérebro. Nos seres humanos, a coluna é dividida por regiões, a saber:

Cervical: Logo abaixo da cabeça, essa parte da coluna está localizada na parte posterior do pescoço. Essa região possui 7 vertebras e cada uma dessas vertebras recebe o nome de acordo com sua localização dentro da coluna cervical (C1-C7). É uma região bem flexível, e, por isso, é propensa a lesões.
Torácica: Região da coluna interligada às costelas e, por isso, é a parte mais rígida. Possui 12 vertebras (T1-T12).
Lombar: Essa região está logo abaixo da torácica e provê sustentação para a parte superior do corpo e transmite o peso dessa área para a pelve. Possui 5 vertebras (L1-L5).
Sacral: Porção final da coluna vertebral, apresenta-se como osso único no individuo adulto. Está logo abaixo da coluna lombar e sua porção final é o cóccix.

Essa sequência de postagens é para você, Leia com muita atenção e, em caso de dúvida, entre em contato com a gente.


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário