OS 6 PRINCÍPIOS DO PILATES

O Pilates é um método de exercícios que leva em consideração a necessidade de cada pessoa, visando o condicionamento físico e/ou reabilitação. Ele pode ser praticado por pessoas de todas as idades, independente de condicionamento físico prévio ou presença de enfermidades (salvo quando a prática não é aconselhada pelo médico que o acompanha).

Para o desenvolvimento do método, e a prática do Pilates, há seis princípios a serem seguidos que garantem a eficácia de resultados com a prática:

Concentração: é essencial que os exercícios sejam executados com concentração, durante a execução a atenção deverá estar voltada para quais músculos e partes do corpo estão realizando o movimento

Centralização: para execução dos exercícios é necessário o suporte e controle do tronco, a centralização e o equilíbrio sempre estão envolvidos.

Fluidez: ao executar os exercícios, deve-se buscar que sejam realizados com harmonia e fluidez, como diz seu idealizador: “um movimento fluido a partir do centro de força para fora”,

Respiração: todos os exercícios são associados à respiração, além da melhor oxigenação, focar na respiração auxilia manter atenção na execução do exercício.

Precisão e Controle: são os responsáveis pela qualidade do movimento, ao executar o movimento respeitando estes princípios, minimiza o recrutamento de músculos desnecessários, o que pode levar à fadiga precoce, diminuição da estabilidade e reabilitação ineficiente.

Vamos manter estes princípios em mente enquanto estivermos praticando Pilates!? Com certeza te ajudará a obter resultados melhores e com maior rapidez. 

Aqui no Estúdio de Pilates Daiana Andrade, temos fisioterapeutas especialistas em Pilates, agende já seu horário e venha obter os benefícios deste método!


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário