O que causa a fascite plantar?

Na sola do pé há uma membrana pouco elástica que recobre a musculatura da região e se estende do osso calcâneo até a base dos dedos: a fáscia plantar. 

Ela é responsável por ajudar a manter a curvatura do pé firme, amortecer e distribuir o impacto dos passos.

A fascite plantar é quando há um processo inflamatório ou degenerativo nesta membrana.

Os sintomas são: dor forte semelhante a pontadas embaixo do pé, geralmente perto do calcanhar, sendo mais intensa pela manhã, pode aparecer inchaço e vermelhidão local.

As principais causas para o quadro são: estiramento excessivo da fáscia plantar, microtraumatismos e inflamação crônica na região. Podendo ser desencadeados pela prática excessiva e não supervisionada de exercícios físicos, por sobrepeso,  pela idade e pelo uso frequente de sapatos com saltos muito altos.

Não tratar a fascite plantar pode levar a alteração da forma de andar, o que causa lesões nos joelhos, quadris e coluna. Para se prevenir:

  • Promova o ganho de flexibilidade e alongamento das estruturas que estão conectadas: fáscia plantar, tendão de aquiles e os músculos da panturrilha.
  • Evite andar descalço em superfícies rígidas e nas pontas dos pés;
  • Se atente para os calçados, que devem ser capazes de absorver os impactos das atividades que realiza e estar ajustados de forma confortável nos pés;
  • O uso de saltos deve ser apenas em ocasiões especiais e por pouco tempo.

E sempre que necessário, busque auxílio profissional para realizar o tratamento, e também para se prevenir!

Comentários

Deixe um comentário