Lesões no quadril

Apresentamos aqui no insta, um pouco sobre a anatomia do quadril, hoje iremos falar sobre as principais lesões na região.

Bursite do quadril

É uma inflamação das bursas sinoviais que está localizada ao redor das articulações de forma a reduzir o atrito entre ossos, tendões e músculos. Tem origem por esforço repetitivo e sobrecarga da região, e os sintomas são dores na região lateral do quadril e inchaço.

Impacto femoroacetabular

Ocorre quando há excesso de contato entre o fêmur e o acetábulo, seja por algum tipo de crescimento ósseo, prática de esportes que gera impacto na articulação, ou má posicionamento durante a movimentação da região. Os sintomas se caracterizam como dor na região da frente do quadril, sentida internamente, que pode irradiar para a lateral ou glúteos, e a percepção de falta de flexibilidade do quadril.

 Síndrome do Piriforme

Piriforme é um dos músculos mais importantes para a movimentação do quadril e está  localizado entre a coluna sacral e a cabeça do fêmur, e a síndrome se caracteriza por espasmo ou contração excessiva do músculo, ocasionando a compressão de parte do nervo ciático. Os sintomas são dores na região lombar, nos glúteos e na parte posterior da coxa, podendo apresentar dor e dormência ao longo do trajeto do ciático, que se estende até os pés.

Fraturas de quadril

Mais comum em idosos, ocorre principalmente em quedas por falta de equilíbrio e percepção do movimento, alterações que ocorrem no processo de envelhecimento. As fraturas na região demandam imobilização e em alguns casos, cirurgia corretiva. Sendo que o tratamento irá auxiliar a recuperar a mobilidade e força da região, além de restabelecer a confiança para o idoso se movimentar sem receios. 

Em todos os casos, como sempre reforçamos, o ideal é a prevenção! Realizar exercícios para melhorar a qualidade do movimento, força e flexibilidade.

Mas, caso esteja com algum sintoma de dor na região ou lesões, agende sua consulta que iremos planejar o melhor tratamento para o seu caso!