Lesões no ombro

No post anterior, explicamos um pouquinho sobre a anatomia do ombro, hoje irei apresentar como ocorrem as lesões mais comuns na região.

A principal causa de lesões no ombro são os esforços repetitivos e excessivos, seja em esportes ou atividades cotidianas que recrutam a movimentação da região.

Nas lesões mais comuns os músculos, ligamentos e tendões são os mais afetados, logo, fique atento aos sinais de alerta:

  • Ombros rígidos,
  • Limitações de movimento,
  • Dificuldade em exercer força na região para realizar atividades diárias.
  • Sensação de que o ombro pode se deslocar do local.

Lesões relacionadas a instabilidade, acontecem quando as articulações se movimentam ou quando se deslocam de sua posição normal, causando dores ao levantar o braço ou a sensação de que o ombro “irá sair do lugar.”

Lesões de impacto se relacionam com movimentos excessivos, e geram atrito da musculatura com a parte óssea, causando inflamação e dores na região.

Lesões na região do manguito rotador, a principal responsável pela movimentação do ombro, pode causar limitação em uma série de movimentos, em especial a capacidade de levantar o braço, e se não tratada adequadamente, pode ocasionar em perda de função.

Caso esteja com algum destes sinais, não deixe de fazer uma avaliação para investigar a causa!

E como sempre ressaltamos, a melhor forma é a prevenção, realizar exercícios que melhorem a força e flexibilidade da região, em especial se sua profissão exige esforços.

Para dúvidas e agendamento, entre em contato!