LESÕES NA COLUNA

Explicamos nos posts anteriores sobre a anatomia da coluna e sobre os discos intervertebrais. Hoje iremos apresentar alguns acometimentos na região e como eles ocorrem.

São quadros de lesão, degeneração ou trauma no segmento do movimento da coluna, mais comuns nas regiões da coluna cervical e lombar:

Espondilose: se caracteriza como alteração degenerativa (desgaste) do disco intervertebral e/ou das vértebras. Os sintomas aparecem progressivamente: incômodos na região, formigamentos e fraqueza na região.

Espondilólise: pode ser definida como defeito ou falha mecânica, é a lesão na parte interarticular do arco vertebral, uma fina parte do osso vertebral localizada na parte de trás da vértebra e que liga os segmentos superiores e inferiores das articulações. Alguns dos sintomas são: dores na região ou que irradia para os membros (tipo queimação) e tensão muscular; 

Espondilolistese: deslocamento anterior (para frente) de uma vértebra sobre a outra. Pode ser ocasionado por trauma ou degeneração das articulações da coluna ou ser uma afecção congênita. Os sintomas variam de dores locais e membros relacionados, podendo apresentar dormências e formigamento nos membros.

Consegue identificar alguns dos sintomas?

Procure um profissional qualificado – fisioterapeuta e/ou ortopedista – para fazer uma avaliação e indicar o melhor tratamento!

E lembrem-se a prevenção é sempre a melhor opção, e aqui no Estúdio de Pilates Daiana Andrade temos profissionais qualificados para te guiar no melhor plano de exercícios para melhora do condicionamento físico!

Agende uma avaliação!


Publicado

em

, ,

por

Comentários

Deixe um comentário