Fibromialgia

A fibromialgia é um quadro clínico crônico sem causa definida, que ocorre com mais frequência em mulheres.

O principal sintoma é a dor no corpo todo, em especial nos músculos, e aumento da sensibilidade ao toque. Além destes, há presença de sintomas como cansaço excessivo, sono não reparador, alterações intestinais, na atenção e na memória, e, apresentar em conjunto ansiedade e/ou depressão.

Por ser um quadro com causa não definida, o tratamento consiste no manejo destes sintomas, com medicamentos e sem medicamentos, sendo o ideal o acompanhamento por profissionais de diversas áreas, como a reumatologia, a psiquiatria, a psicologia, a fisioterapia e a nutrição.

Fisioterapia e Fibromialgia

Devido às dores, a musculatura costuma ficar tensa e fadigada, podendo levar a alterações posturais. A fisioterapia trata esses sintomas com exercícios de relaxamento e alongamento, uso de equipamentos que diminuem a sensação dolorosa como o ultrassom e a estimulação elétrica, e, para além, a fisioterapia melhora o condicionamento físico geral. 

Pilates e Fibromialgia

O Pilates é uma técnica que pode ser adaptada de acordo com a condição de cada paciente, e traz benefícios como o fortalecimento, flexibilidade e relaxamento muscular, melhora da capacidade respiratória e oxigenação das fibras musculares, melhora do condicionamento físico e proporciona alívio do estresse e ansiedade. Além disso, a prática regular, por pelo menos 2x na semana, faz com que o organismo comece a liberar substâncias que atuam no alívio das dores.

Osteopatia e Fibromialgia

A osteopatia avalia cada paciente de forma global, levando em consideração o corpo em sua totalidade e aspectos emocionais, sendo definido um plano de tratamento com objetivo de devolver o equilíbrio das funções corporais.

As diversas técnicas aplicadas atuam de forma a trazer alívio para os diversos sintomas da fibromialgia. Alguns exemplos: a Osteopatia Estrutural, libera as disfunções articulares, musculares e posturais, a Osteopatia Visceral, atua no sistema digestório afetado, e a Osteopatia Craniana restabelece o sistema somato-emocional.

Massagem e Fibromialgia

Devido à maior sensibilidade a massagem deve ser feita levando em consideração cada caso. Mas traz muitos benefícios: redução da tensão muscular, melhora a circulação sanguínea, auxilia no alívio de estresse e angústia, promove a liberação de hormônios ligados ao relaxamento e sensação de bem-estar.

Caso esteja sentindo dores, não deixe de realizar uma avaliação para indicarmos o melhor tratamento para seu caso!

Comentários

Deixe um comentário