Lesões no pé e tornozelo

Nossos pés e tornozelos têm um papel muito importante, afinal, são eles que nos permite locomover, e, muitas vezes, acabam sofrendo uma série de impactos e sobrecargas, por isso é muito importante cuidar dessas estruturas.

Hoje vamos falar um pouco acerca das principais lesões nesta região.

 Fascite Plantar

É a inflamação da fáscia, que vai do calcanhar aos ossos dos dedos, localizada na “sola” do pé, devido a sobrecargas que causam estiramentos na região. Os sintomas são ardência, fisgada e sensação de queimação, sendo mais intensa ao se levantar pela manhã, ou após permanecer muito tempo sentado.

 Hálux Valgo – Joanete

Caracterizado por uma alteração anatômica progressiva causada pelo desvio lateral da articulação e primeiro osso metatarsiano do dedão do pé, geralmente surge por questões genéticas, artrites ou por uso de sapatos inadequados, como os de bico fino. O joanete causa dor, o que leva também a alteração da pisada, podendo comprometer outras regiões do pé e tornozelo.

 Contusão

É caracterizado por impacto de algum objeto contra a região, no caso de quedas, batidas ou quando objetos caem em cima dos pés. Apesar da dor e possíveis hematomas, não há lesões estruturais nos ossos, articulações ou pele.

 Entorse

A entorse, ou torção, é bastante comum nos tornozelos. Se caracteriza como uma lesão nos ligamentos do pé, o grau da lesão indica o tratamento, uma avaliação profissional é necessária. Os sintomas são o inchaço, vermelhidão e/ou rouxidão.

 Luxação

A luxação ocorre quando um osso se desarticula do outro, ou “sai do lugar”, afetando a estrutura da articulação. Os principais sintomas são dores, limitação do movimento, deformação na região afetada e inchaço.

 Fratura

Fraturas são caracterizadas por fissuras ou quebra dos ossos, ocasionada por traumas ou até mesmo por sobrecarga repetitiva. Os sintomas são dores intensas, inchaço, perda de movimento, presença de hematomas e, quando mais graves, deformidade no local.

Lembre-se que a prevenção é sempre a melhor escolha, trabalhar o fortalecimento e alongamento da região dos pés, é muito importante. Assim como nenhuma dor persistente deve ser ignorada, procure um profissional para avaliação!


Publicado

em

,

por