Desenvolvimento Postural na Infância

Se você acompanha os nossos conteúdos, já deve ter visto que a coluna vertebral da pessoa adulta, quando analisada na vista lateral possui quatro curvaturas: lordose cervical, cifose torácica, lordose lombar e cifose sacral.

O que não falamos ainda é que o bebê nasce com a coluna totalmente flexionada anteriormente, ou seja, com as extremidades voltadas para frente.

Durante o desenvolvimento, aproximadamente no terceiro mês de vida, quando o bebê começa a firmar o pescoço, a curvatura cervical passa a desenvolver a lordose cervical.

Mais tarde, quando o bebê está se preparando para se sentar e andar, aproximadamente com 7 meses, a curvatura lombar desenvolve a  lordose lombar.

Ao final do desenvolvimento da coluna vertebral, o formato cifótico da coluna torácica e da coluna sacral se mantém inalterado e, por esse motivo, essas curvaturas são chamadas de curvaturas primárias da coluna vertebral.

A coluna cervical e a coluna lombar, passam da flexão para a extensão, assumindo um padrão lordótico, e por esse motivo, são chamadas de curvaturas secundárias da coluna vertebral.

Gostou desse conteúdo? Conta pra gente!
Para agendar sua avaliação, entre em contato com a gente!