Você sabe o que é e como acontece a luxação?

A luxação se caracteriza como um deslocamento repentino, parcial ou completo, das extremidades dos ossos que formam uma articulação. Ou seja, um osso se separa de outro e não há mais ponto de contato, podendo causar lesões em ligamentos, vasos sanguíneos e outras estruturas próximas.

Ombros, quadril, joelhos, cotovelos, punhos e dedos, possuem as articulações mais afetadas por traumas capazes de provocar luxações: quedas, pancadas, e até mesmo fraqueza muscular.

Os principais sintomas são dor intensa, alterações no formato da articulação, limitação nos movimentos, inchaço e hematoma.

Em casos de luxação, o primeiro passo é acionar o serviço de urgência ou ir ao hospital para receber os primeiros cuidados – não se deve tentar “colocar o osso no lugar” ou aplicar gelo/calor, e depois seguir com o tratamento indicado, que inclui imobilização e fisioterapia.

A luxação é um quadro que pode gerar sequelas e limitações, em especial nas pessoas sem condicionamento físico adequado e idosos. Manter um bom condicionamento físico, fortalecer os músculos e trabalhar a flexibilidade pode reduzir as chances de ocorrer!

Se cuide! E para se prevenir e tratar, agende seu horário com a gente!

Comentários

Deixe um comentário